10/28 2011

Occupy Wall Street - OcupaRio (Cinelândia)

Foto da ocupação de Wall Street


Occupy Wall Street (‘Ocupe Wall Street’) é um movimento de protesto contra a influência empresarial na sociedade e no governo dos Estados Unidos, e contra a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. As manifestações foram inicialmente convocadas pela revista canadense Adbusters e inspira-se nos movimentos árabes pela democracia, especialmente os protestos na Praça Tahrir, no Cairo, que resultaram na Revolução Egípcia de 2011.


As mobilizações começaram no dia 17 de setembro de 2011 e ainda continuam. No 1º de outubro, o protesto mobilizou de cinco a dez mil pessoas. Uma onda de protestos semelhantes ocorre em diversas outras cidades nos Estados Unidos (Boston, Chicago, Los Angeles, Portland, São Francisco, entre outras), na Europa e em outras partes do mundo.

A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante de Wall Street, o setor financeiro da cidade de Nova Iorque, em protesto contra a desigualdade social, a ganância empresarial e o sistema capitalista como um todo. As pessoas se organizam em assembleias gerais, nas quais todas podem falar e participar das decisões coletivas. Os manifestantes indicaram que a ocupação será mantida “pelo tempo que for necessário para atendimento às demandas.”


(Fonte: Wikipedia)


Foto de Rafael Zilio


No Rio de Janeiro, Brasil, o movimento está concentrado na praça Cinelândia, no centro da cidade. Quase uma centena de barracas estão montadas, acontecem diversos debates e atividades culturais, e as pessoas se ajudam como podem, dividem a comida, se protegem, há um espírito muito amistoso nesse lugar.

Eu fiz algumas fotos da Ocupação nos dias 25 e 26 de outubro (terça e quarta). Não sei se a Globo ou outra emissora está cobrindo isso, mas eu achei muito bonita a união das pessoas, os debates feitos na rua, abertos a todos, com respeito, organizado - todos podiam dar opiniões, gente que passava, de qualquer idade e com qualquer aparência, todos os tópicos eram debatidos com argumentos muito lúcidos em sua grande maioria. Ouvi palavras muito bonitas por lá, além de muita gente bonita (não digo apenas fisicamente) e diferente - aquilo é um antro de diversidade. Espero que dure por muito tempo, pois muita coisa boa está acontecendo ali.


Foto: Raphael Sanchez

Clique para ver minhas fotos


O site oficial da parte Carioca do movimento é http://ocupario.org/.